Da Suécia surgem-nos marcas minimalistas como a IKEA, e carros cuja preocupação maior prende-se com o binómio segurança e ecologia, produtos monótonos para povos latinos mas que o preparador Polestar Performance que constrói os Volvos para o Campeonato Sueco de Turismo, desenvolveu uma versão extra-vitaminada Volvo C30, com 405 cavalos de potência, tendo como base o motor de 5 cilindros de 2,5l que na versão de série debita 227 cv. Tal incremento de potência foi conseguido através da adopção de um turbocompressor KKK 26 que juntamente com outras alterações introduzidas pelos técnicos resulta ainda nuns significativos 520 Nm de binário.
A grande novidade deste Volvo C30 reside na adopção de um sistema de diferenciais autoblocantes Haldex, que confere ao pequeno sueco a tracção integral existente apenas em modelos de gama mais elevada na marca.
As jantes são de 19 polegadas, o sistema de travagem foi concebido pela Brembo e as suspensões foram estudadas pela Öhlins, construtores com provas dadas através do envolvimento na competição automóvel há vários anos, tendo ainda a Polestar Performance refinado a aerodinâmica com base na experiência recolhida no STCC.
A resposta da Volvo ao Ford Focus RS500 será apresentada no Salão Automóvel de Gotemburgo, que decorrerá na cidade sueca de 22 a 25 de Abril.
