Segundo havíamos aqui ontem noticiado, e segundo a PSP do Porto que anunciou a detenção e apreensão de material roubado de veículos Smarts, sabemos já mais pormenores acerca do modus operandi deste grupo.

Foram apreendidos numa garagem nas imediações do Bonfim / Campanhã (Porto) quatro Smarts, 150 volantes, entre milhares de peças. Os ladrões operavam de forma ‘isolada’ tendo apenas consigo uma mochila com alguma ferramenta, já que para desmontar um SMART não é preciso mais do que algumas chaves sextavadas, algumas chaves de fendas e um jogo de chaves de bocas. A oficina, apenas dedicada à comercialização de peças, reparação e venda de veículos de marca SMART foi igualmente encerrada por ordem judicial. Foi igualmente apreendido um número elevado de jantes deste tipo de carros.

Os Smarts, construídos com base em veículos e peças roubados eram assim vendidos no mercado negro a preços que rondavam os 6500euros, depois de um processo de viciação do número de chassis.

O roubo dos volantes era uma actividade altamente profícua já que o valor de um volante novo nas concessões da marca tem um preço que deve rondar os 700euros em média, o que aqui permitia às vítimas de roubo, comprarem por vezes o volante que lhes tinha sido roubado por um preço inferior.

Os indivíduos detidos apresentam idades compreendidas entre os 22 e os 45 anos, sendo que um deles deveria estar a cumprir pena de prisão, por outro crime, e estas detenções são o culminar da Operação Umbraque (a chave sextavada que serve para desmontar o pequeno citadino) que foi iniciada em Março de 2009, quando o roubo de peças na zona do Grande Porto, Aveiro e Braga começou a assumir um número significativo de ocorrências e deu indícios de se tratar de crime organizado.

LINK PARA A NOTÍCIA ORIGINAL.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 Responses to Os números do Gangue dos Smarts


  1. adobe
    Apr 22, 2014

    I just couldn’t leave your website before suggesting
    that I extremely enjoyed the usual information a person
    supply to your visitors? Is going to be again frequently
    in order to investigate cross-check new posts


  2. black hairstyles 2014
    May 04, 2014

    Have you ever thought about creating an ebook or guest
    authoring on other websites? I have a blog centered on the same subjects
    you discuss and would really like to have you share some stories/information.

    I know my visitors would value your work. If you’re even
    remotely interested, feel free to send me an e mail.

Leave a Reply




%d bloggers like this: