50 anos depois a Ford lança um novo ‘super’ GT

A Ford vai revelar uma estrela muito especial no Salão do Automóvel de Detroit, ou não tivesse este evento lugar em sua casa. O novo Ford GT, modelo de alta performance e que continua fiel às suas origens do míticos GT40 laureados em Le Mans, terá este ano nova geração. O motor V8 deu agora lugar a um mais moderno e eficiente V6 com 3,5 litros e dois turbos propulsor Ecoboost. Ao todo são mais de 600 cv que se colocam em movimento agora com muito menos combustível. A aceleração dos 0 aos 100 km/h acontece em menos de 3 segundos e atingirá os 320 km/h de velocidade máxima.

De forma a tornar este Ford mais próximo dos atuais supercarros da McLaren (650S e P1), o fabricante de automóveis de Detroit utiliza aqui uma célula em fibra de carbono na qual são depois acoplados os componentes do chassis. A Ford promete no seu novo GT uma relação peso/potência referencial para automóveis de produção.

O design do novo supercarro da Ford foi também revisto na íntegra. As semelhanças com o Ferrari 458 são bastantes, depois de na anterior geração o modelo ser excessivamente retro, o novo Ford GT passou a contar com elementos aerodinâmicos ativos cuja geometria e função varia de acordo com a carga e a velocidade.

Para um andamento rápido e eficaz o novo Ford GT tem uma suspensão regulável e com geometria ‘push-rod’ tal como acontece com os automóveis nascidos para competir.

A transmissão foi automatizada passando o GT a contar com uma caixa de velocidades com sete relações e que pode ser comandada através de patilhas no volante. A interface do painel de instrumentos, elo importante de ligação com o condutor, é toda ela personalizável. E apesar do banco do condutor ser fixo os pedais e o volante podem ser regulados.

A estreia do novo Ford GT no mercado acontecerá apenas em 2016, época em que surgirão novas propostas de elevado peso tradicional como o novo Ferrari 458 Turbo, o novo Porsche 911 GT3 RS, num ano que assinalará também novas entradas na gama da Honda (NSX) e McLaren (Sports Series).

ford gt 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *