BMW 3.0 CSL Hommage presta tributo a lenda de 1972

O BMW 3.0 CSL Hommage estreou na edição deste ano do Concorso d’Eleganza Villa de’Este. Este novo conceptcar da BMW presta homenagem ao modeo original ‘Coupé Sport Leichtbau’ desvendado em 1972, ano das olímpiadas de Munique. Anteriormente a BMW havia já prestado homenagem a dois modelos icónicos da sua história em 2008 e 2011 com o M1 Hommage e 328 Hommage respetivamente. Apesar de se tratar de um conceptcar, as indicações estéticas sobre os futuros modelos da BMW são preciosas. Mecanicamente o novo conceptcar da BMW, o 3.0 CSL Hommage, tem motor de seis cilindros em linha, assistido por um moderno sistema híbrido eBoost.

BMW 3.0 CSL de 1972 arrasou nas pistas

O BMW 3.0 CSL original foi construido para vencer o Campeonato Europeu de Carros de Turismo (ETCC). Este automóvel de exceção e forte inspiração desportiva contava com uma carroçaria mais leve (com capô em alumínio, janelas em acrílico e equipamento mais reduzido) em cerca de 200 kg por comparação com a versão ‘normal’ 3.0 CS. O kit aerodinâmico que a equipa de engenharia da BMW incluiu no 3.0 CSL rapidamente lhe fez valer o nome de ‘Batmobile’ dadas as inúmeras semelhanças. Nas corridas o BMW 3.0 CSL venceu de forma categórica diversos campeonatos do ETCC e também conseguiu vencer em 1973 a sua classe nas 24 horas de Le Mans. O recuperar da mística deste modelo acontece com o lançamento do BMW 3.0 CSL Hommage e cujo tributo será prestado no Concurso de Elegância de Automóveis de Villa D’Este.

Modelo 3.0 CSL Hommage projetado para o futuro

As linhas em ziguezague do novo modelo retiram alguma da mística da originalidade e harmonia das do modelo original datado de 1972. Estas linhas de confuso percurso ao longo da carroçaria do automóvel dão aparência de um modelo que foi criado para o jogo de corridas de carros GranTurismo6. Apesar dos rins de dimensão exagerada e muito baixa cota, os faróis da frente contam com a mais sofisticada tecnologia que combina luzes de Laser e LED. A assinatura luminosa proporciona uma ilusão dos faróis estarem cobertos com ‘X’, tal como acontecia nos carros de corridas da década de 70. Passando para a secção traseira muitas são as semelhanças com o superhíbrido i8 da BMW. A pintura em amarelo ‘Golf’ recupera a cor original do BMW 3.0 CSL de 1972 aquando do seu lançamento, ultrapassando assim o tradicional esquema de cores BMW M Motorsport.

Interior do  3.0 CSL Hommage também muito inspirado na competição

Se no exterior as linhas exageradas pontuam, a austeridade do interior do BMW 3.0 CSL Hommage é ponto de alto contraste. O minimalismo do design do interior contempla a utilização exaustiva da fibra de carbono, surgindo apenas alguns frisos em madeira no painel de instrumentos. Este é mais um ponto comum do novo BMW 3.0 CSL Hommage com o modelo nascido para as pistas em 1970. Para controlar o BMW 3.0 CSL Hommage um pequeno volante inspirado no dos monoluares de F1 e dos manches dos aviões. O painel de informações é também bastante pequeno e os bancos de grande envolvência têm destaques a amarelo e cintos de segurança de seis pontos tal como acontece nos carros de corrida.

O novo BMW 3.0 CSL Hommage tem ainda outros detalhes de classe, como o extintor em alumínio anodisado. Como nasceu para as pistas, o CSL 3.0 Hommage tem ainda um compartimento integrado no túnel da transmissão capaz de arrumar capacetes. No habitáculo minimalista podemos ainda encontrar elementos estruturais em alumínio.

Coração com seis cilindros no BMW 3.0 CSL Hommage

Apesar de serem muito poucos os detalhes da mecânica que equipa o conceptcar BMW 3.0 CSL Hommage, a marca de Munique adianta que debaixo do capô podemos encontrar um bloco com seis cilindros em linha assistido por eBoost, um sistema híbrido alojado sob parte traseira e cujo estado é exibido através de indicador próprio no painel de instrumentos do BMW 3.0 CSL Hommage.

Novo BMW M2 está para breve

Apesar do BMW 3.0 CSL Hommage não vir a ser vendido, o carro mais divertido da BMW dos últimos tempos está prestes a ser lançado. O coupé compacto de alta performance BMW M2 foi já filmado em testes no exigente circuito de Nürburgring. (Saber mais aqui!)

P90184809_lowRes

 

Diga de sua justiça!