FAIL: Volvo CitySafety filmado a atropelar peões

A Volvo ficou conhecida por estrear o sistema de ajuda à condução CitySafety capaz de atuar sobre o sistema de travagem ao detetar potenciais situações de perigo e risco de colisão. Este sistema, potenciador da segurança rodoviária, fez a sua estreia na primeira geração do SUV XC60 em 2010. Segundo a Volvo, esta demonstração falhada aconteceu num concessionário da marca e ninguém ficou ferido. A marca afirma comercializar dois níveis de sistema de ajuda à condução CitySafety: um básico que deteta apenas automóveis em rota de colisão e um outro associado ao sistema de Cruise Control Adaptativo. Este sistema disponível em vários modelos da gama Volvo, inclusive no XC60, tem um custo de 2091 euros. Em comunicado a Volvo afirmou que este incidente aconteceu num concessionário da marca (provavelmente na República Dominicana) e que ninguém ficou ferido.

Causado pela negligência do condutor, pessoa que é sempre responsável pelo condutor do veículo que tripula, a Volvo afirma que deste incidente não resultaram feridos graves. Para o futuro fica um alerta, já que a complexidade dos sistemas de ajuda à condução é cada vez maior e torna ténue a fronteira da interação homem-máquina interferindo de forma significativa com a atenção que os condutores tripulam os automóveis. A credibilidade da Volvo está abalada com este vídeo que nas últimas horas se tem propagado de forma viral em todas as redes sociais e que surge na sequência de em 2010 o sistema CitySafety ter igualmente falhado na apresentação mundial aos jornalistas. (ver nota abaixo)

Volvo CitySafety também falhou em 2010 na apresentação mundial aos jornalistas

Há precisamente 5 anos (maio de 2010) a Volvo reuniu um lote alargado de jornalistas de todo o mundo para assistirem à apresentação mundial do sistema de ajuda à condução CitySafety. O carro utilizado, um Volvo S60, foi colocado em pista diante de todos os jornalistas para que detetasse de forma automática a presença de um camião parado na sua trajetória e parasse já que se encontrava em rota de colisão. O sistema não atuou da forma que devia e abalou a credibilidade dos sistemas da Volvo, marca cujo principal lema é a segurança. (ver vídeo e notícia aqui)

volvo xc60 citysafety

Diga de sua justiça!