Porsche 911 de Grupo B patina na neve de Nürburgring

Com o inverno em plena força na Alemanha a ‘Meca’ dos amantes da condução: o circuito de Nürburgring, cobriu-se de neve. Para aproveitar a singular ocasião, o aventureiro (e talentoso) Patrick Simon conduziu o seu Porsche 911 SC RS preparado para ralis proporcionando momentos de puro êxtase ou não tivesse sido tudo filmado com a devida qualidade. Ao longo da volta ímpar ao circuito do Grande Prémio da Alemanha o piloto esmerou-se por percorrer todo o percurso coberto de neve colocando o clássico Porsche 911 da década de 80 em longas derrapagens controladas (‘drifts’).

Porsche 911 SC RS esquecido pela história da marca?

O modelo 911 SC RS não tem a expressão mediática de outros modelos da marca como  por exemplo o 917 vencedor de múltiplas edições das 24 horas de Le Mans. Igualmente vitorioso o desenvolvimento da geração 959 na década de 80 era lento e o 911 SC RS serviu para colocar a Porsche entre os concorrentes do Campeonato Mundial de Ralis que na altura utilizavam as ‘bestas’ de grupo B, ou seja, modelos como o Audi Quattro ou os Lancia 037 e Delta S4.  A versão SC RS utilizava bastantes componentes do 911 Turbo como por exemplo a carroçaria mais larga, a suspensão mais avançada e o sistema de travagem que compreendia discos de maiores dimensões e pinças de maior eficácia. O motor que a marca escolheu era um 3 litros com seis cilindros opostos ‘Boxer’ com tração apenas às rodas traseiras. Apesar de nunca ter obtido resultados triunfais a melhor performance foi o terceiro lugar obtido na Volta à Córsega de 1985 com a dupla Bernard Béguin – Jean-Jacque Lenne. Neste rali o Porsche 911 SC RS não se conseguiu impôr ao Renault 5 Turbo Maxi de Jean Ragnotti e ao Peugeot 205 T16 de Bruno Saby.

Patrick Simon abriu oportunidade de campeonato de inverno

A exibição do Porsche 911 SC RS conduzido por Patrick Simon é grandiosa. Talvez nos próximos anos os reponsáveis pelo exigente traçado alemão possam organizar um campeonato que utilize automóveis clássicos quando a pista estiver nestas condições.

Porsche 911 SC RS Patrick Simon Nurburgring neve

Diga de sua justiça!